Put yourself on the eye of the street


Imagem retirada do Facebook da Rádio Atlântida.

Ontem foi o seu primeiro dia, como escrevi aqui: "Uma nova era no pré-hospitalar dos Açores!" mas só hoje é li as asneiras de um tal senhor cujo o nome, na língua oficial dos Mohawk, significa "grande pinguim sorridente" (estrenho, não acham?! É que os Mohawk são do hemisfério Norte e os pinguins do hemisfério Sul).

Primeiro, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, presidiu à cerimónia de apresentação das novas viaturas. Ele apresentou as viaturas a quem?! Uma à outra?! E desde quando uma viatura precisa de ser apresentada?! "Olá eu sou o Toyota Auris 2.0 D-4D, tenho jantes especiais e já não bebo há dois meses". Foi isso que os jornalistas viram?! Não! Ele, o tal que presidiu - ele tinha que presidir alguma coisa na sua carreira - salientou que elas - as viaturas - "vão permitir que o transporte até à unidade hospitalar seja feito "com todas as condições de emergência médica”, já que estão equipadas com o material necessário, incluindo desfibrilhadores."

Olha mas que grande novidade. E antes, durante as dezenas de anos que os Bombeiros, um pouco por essas ilhas fora, o transporte até à unidade hospitalar era feito como?! Em tractores?! Em camiões de leite?! Tenham tino maus senhores. E meus caros jornalistas, os senhores não estão nas cerimónias, presididas ou não, para escrever e enaltecer tudo o que os políticos dizem. Os senhores estão lá para perceber e explicar o que se passa e passar essa informação a quem vos vê, lê e ouve. Quem? O Que? Quando? Onde? Porque e Como? Ou, na segunda língua dos Mohawk: Who, What, When, Where, Why and How.

Querem que explico?! Então explico na mesmo: a única coisa que as viaturas SIV (Suporte Imediato de Vida) veio trazer de novo foi o factor humano, ou melhor, os enfermeiros que transportem. E a capacidade (por lei) que esses têm de admistar fármacos. Porque antes tínhamos todos os equipamentos que os Toyota Auris têm.

"Durante todo o processo de assistência ao doente, o enfermeiro estará, segundo o secretário regional, em contacto com a unidade hospitalar e com o médico de serviço”. Até isso não é novidade e em algumas vezes, iamos buscar o médico até ao local do sinistro. Coisa que as SIV também vão poder fazer, se calhar um pouco mais rapidamente já que estão estacionadas em unidades hospitalares.

"O Suporte Imediato de Vida envolveu um investimento do Governo Regional na ordem dos 250 mil euros, incluindo a formação dos enfermeiros e a aquisição de três viaturas equipadas." Disse ainda o senhor exercer as funções de presidente - pelo menos é o que diz o dicionário - muito bem! E o milhares de euros que os Açorianos têm pago, ao longo de todos esses anos, no seu seguro automóvel, obrigatório, ao INEM e sem beneficiar em nada com isso?! Pois nisso é melhor não falar! Pois se calhar estava no seu direito mas cabia à outra parte da notícia - os jornalista - ter essa responsabilidade: perguntar e inquirir. Não queria fazer isso, então interpelavam. Não dava tempo?! Interrogavam e ficávamos todos contente. Que é uma bonita palavra para acabar esse post.

Sem comentários: